O
que é teatro?
Joyciane
Carvalho Borges
Objetivando
finalizar o curso de iniciação ao teatro da Casa da Cultura cujo ministrante
foi Moisés Chaves recebemos a instigante missão de pensar a respeito de
fundamento daquilo que fizemos durante esse intensivo de duas semanas.
Para
tanto o primeiro passo é rememorar aquilo que foi aprendido. Neste período
ampliei meus conhecimentos sobre alongamentos, técnicas de controle da
respiração, de interpretação, de regulação da voz e até sobre massagens e desta
forma percebemos que para fazer teatro é preciso aprender a usar corpo e voz e
isto só é possível com muito trabalho. Contudo para efetivamente compreender o
que é o teatro é preciso pensar sobre as características e principalmente sobre
sua definição, pois só por meio desta compreensão podemos praticar esta arte de
fato.
Muitos
afirmam que o teatro é uma expressão natural e espontânea do ser humano e deste
modo sempre existiu e existirá enquanto houver dois seres humanos, um para
assistir e ser imitado e outro para representar e receber aplauso. Essa visão
simplificada da arte cênica não a define satisfatoriamente - embora não
constitua nenhuma falácia - porque reduz o teatro a imitação e ele também pode
ser imaginação. Naturalmente aqueles dois indivíduos são o mínimo necessário
para o espetáculo acontecer, todavia o teatro pode ultrapassar isto, ele cria
monstros alegóricos, seres e personalidades que só existem no palco e na mente
dos espectadores que assistem e criam ao mesmo tempo um espetáculo pela
interpretação associada a sua percepção pessoal da realidade.
É possível que a resposta procurada seja
encontrada em sua origem grega. Na Grécia o nascimento do teatro esteve
associado à evolução das artes e cerimônias gregas como a festa em homenagem ao
deus Dionísio (13º deus do Olimpo, protetor das vinícolas) que os romanos
chamariam de Baco. Nesta festa, os jovens dançavam e cantavam dentro do templo
deste deus, oferecendo-lhe vinho. Em Roma estas festas eram chamadas de
bacantes e realizadas na época da colheita, quando as comunidades rurais dedicavam
a Baco, cinco dias de folias ungidas com muito vinho, até provocar a embriaguez
coletiva. Durante as bacantes ou festas dionisíacas, ninguém poderia ser detido
e aqueles que estivessem presos eram libertados para participarem. Com
o tempo, a festividade passou a se organizar melhor, sendo organizadas
pequenas encenações, ora dramáticas, ora satíricas, coordenadas por um corifeu
e acompanhadas por um coro que externava os gestos e passos ensaiados os
momentos de alegria ou de terror que permeavam a narrativa. O corifeu e o coro
se tornar-se-iam os elementos básicos do Teatro.
Isto, no entanto, é passível de contestação
já que existem relatos de manifestações teatrais
anteriores aos gregos. Na China antiga, o budismo usava o teatro como forma de
expressão religiosa. No Egito, um grande espetáculo popular contava a historia
da ressurreição de Osíris e da morte de Hórus. Na Índia, se acredita que o
teatro tenha surgido com o Brama. E, finalmente, nos tempos pré-helênicos, os
cretenses homenageavam seus deuses em teatros, provavelmente construídos no
século dezenove antes de Cristo. Apesar dessas divergências quanto o local de
origem é comum à procedência religiosa para as manifestações teatrais, além
disso é fato que esta arte passou por intensas transformações o que ocorreria
mesmo que a base tivesse sido inteiramente grega, logo o local de nascimento do
teatro não explicaria completamente o que é teatro na atualidade.
Possivelmente a melhor
definição de teatro só pode ser dada pela compreensão de sua origem ligada à
dimensão da natureza humana que o compõe em consonância com o seu objetivo. Entendo
a localização das primeiras manifestações teatrais como secundária, entretanto
é importante observar que ele surgiu para responder e difundir formas de
responder questões existenciais da vida, tanto na Grécia como na Ásia. Como os
primeiros atores e autores não dispunham de muitos e complexos elementos seu surgimento
foi simples e provavelmente espontâneo, assim como se deu nossa formação neste
curso, pois antes de começar a aprender técnicas de encenação buscamos os
movimentos e sons orgânicos verdadeiros.
É notório, no entanto,
que o teatro foi se modificando e se tornando mais complexo com o decorrer dos
anos, portanto sua definição ainda deve observar se contempla todos os períodos
e fases do teatro. A despeito da origem espontânea e da significativa
contribuição dos gregos para o inicio da encenação, ela assumiu algumas
alterações bem definidas de modo que o teatro não tem mais um corifeu ou coro
como elementos obrigatórios, logo o conceito de teatro deve ser composto pelos
elementos que tiveram continuidade ao longo dos séculos. Teatro é a figuração
de sentimentos ou caráter por atores – pois os sentimentos ou traços de
personalidade retratados não são decorrência de ligações afetivas ou valorações
morais dos atores – ou ainda, de seres imaginários com o objetivo de responder
ou simplesmente trazer a tona questões existenciais – pois mesmo que a peça não
seja religiosa ela difunde uma ideologia, uma maneira de ver ou viver a vida,
por exemplo, mostrando uma problema social – e que é fruto de muito trabalho e
pesquisa.
E para Joyciane Carvalho Borges o teatro, ainda,
representa o privilégio de louvar a Deus com a expressão corporal e a voz.
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