sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

O TEATRO parte IX


Mais um da Série material produzido por alunos do Curso de teatro nas férias realizado na Casa da Cultura de Teresina , da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves da Prefeitura Municpal de Teresina.
o texto de hoje é da aluna Luciana Carvalho, estudante do sexto período de administração e futura advogada.....



TEATRO  por Luciana de Paiva Carvalho






Na sua essência teatro significa uma forma de arte em que um ator ou u conjunto de atores interpreta uma história ou atividades para o público, onde o espetáculo tem por objetivo  apresentar uma situação e despertar sentimentos  neste público, sendo assim teatro é uma forma de comunicação em que o nosso corpo sente e deseja passar isso verdadeiramente para o publico.
O teatro surgiu muito tempo atrás, no período do homem primitivo que através de danças, imitações ruprestes e brincadeiras representavam seu cotidiano, mas ele foi formalizado mesmo na Grécia, quando o corista Téspis pintou seu rosto e dialogou com o coro.
Prá se acontecer uma peça teatral é preciso oito elementos: o ator, o diretor, o dramaturgo, o publico, o figurinista, o cenógrafo, o iluminador, o sonoplasta. Cada elemento desses citadostem cada um sua função e sua importância.
O teatro é um forma de descobrimento de seu corpo, dos seus limites, , da sua identidade. Quem faz teatro aprende muitas técnicas, aprende a conhecer e a dominar a técnica do koshi, que é muito importante para nossa voz e nossa postura, aprende a fazer interpretação, memorização e improvisação, a prende a passar para o público uma verdade uma verdade, mesmo não sabendo qual seja ela, e principalmente  quem faz teatro aprende  a como viver a vida  de uma forma mais proveitosa, aprende a obsevar cada detalhe, a ter mais prazer em utilizar seus próprios sentidos e como fazer com que o o outro também sinta isso.
Fazer teatro é muito mais do que só escrever uma peça, dirigi-la ou até mesmo interpretá-la, fazer teatro é uma forma de viver uma verdade que não seja real na sua vida e fazer com que as outras pessoas pasem a vivê-la também, fazer com que o público sinta tudo o que se passa dentro do personagem  ou acontecimento.
Com o teatro temos a capacidade de absorver técnicas usadas para montar um espetáculo e também a praticá-las no nosso cotidiano quando necessário for, alem de perdermos o medo de tentar o novo, perdermos o medo de ser por um breve instante a atração, e conseguimos também ver coisas ao nosso redor e encaixá-las no teatro, como palavreados específicos para alguns personagens e posicionamentos diante de alguns acontecimentos.
Teatro é isso, é amor, é paixão, é entrega, é se doar, não apenas por sentir prazer nisso, mas para também dar prazer para as outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário