quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

o teatro parte VIII


 mais uma da série trabalho produzido pelos alunos do Curso de Teatro nas férias relizado na Casa da Cultura de Teresina, promovido pela Função municipal de Cultura Monsenhor Chaves da Prefeitura Municipal de Teresina.
o material a seguir foi produzido pela Aluna Suzane  Mourão, estudante do ensino médio e aspirante ao curso de direito da UFPI.......

TEATRO por Suzane Mourão Freitas







Não é comumente só uma palavra, é uma mágica, um aporta para outro mundo, principalmente o mundo interior onde conhecemos vários personagens, uma porta  para a concentração, equilíbrio, evolução, experiência e etc.
Muitas pessoas fazem o teste para prender a como se conhecer, a ver até que ponto chega no teatro, mas poucas delas se identificam coma carreira de ator(atriz), e seguem seu caminho, depois que se tem gosto de apresentar algumas delas não conseguem mais parar, pois realmente é linda a arte de representar.
Teatro é uma forma de expressão, é sair do mundo que você vive, entrar em contato com outras realidades, outras sensações, outras emoções, pode até ser  um ponto de fuga da realidade, como também pode ser uma maneira de chegar perto dela. É  também onde vivemos aventuras , onde para uma imaginação poderosa qualquer lugar é um cenário, qualquer objeto , a coisa mais simples que seja, pode tornar-se qualquer coisa, o que sua imaginação possa permitir.
Mas também para chegar a esse ponto, precisamos nos exercitar, treinar o corpo e a mente para que possamos relaxar, fazer o appel com calma , paciência, para que saia natural, que toda plateia possa ver o ator que existe em você. Todos  esses exercícios como: interpretar textos, ler bastante para entender e se expressar ao máximo para chegar ao personagem, treinar a voz com hipertônico e hipotônico, travas línguas e outros, e com a mente aprender a trabalhar a concentração é essencial. E por último fazer bastante exercícios com o corpo, com muito cuidado para não lesionar as partes, é preciso também exercícios de confiança, que o ator tenha confiança em seu parceiro de cena, para tudo ocorrer bem na hora da gravação e da apresentação.
E referindo-se ao ambiente teatro, encontramos amigos, colegas e esse grupo se transforma em pouco tempo em uma grande família de grandes atores e muitos personagens...é muito bom, é revelador participar desse mundo envolvente chamado teatro.


Moises Chaves
Rio , 06 de fevereiro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário