sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

O TEATRO PARTE V


CONTINUO POSTANDO E APOSTANDO no talento da moçada de teresina, este material foi produzido na 3 edição do Curso de Teatro nas férias realizado na Casa da Cultura de Teresina promovido pela Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves da Prefeitura Municipal de Teresina. o texto a segur é da jovem Bruna Marques, estudante do terçeiro período do curso de direito da UESPI...


AO ABRIR DAS CORTINAS
 por Bruna Marques






O teatro tem sua origem ligada a rituais sagrados por meio dos quais, os povos primitivos procuravam se expressar,  comunicar e compreender os fenômenos da natureza. Foi através do uso de máscaras e fantasias confeccionados com peles de animais que os homens  pré históricos inseriram o teatro na história da humanidade.
As primeiras  manifestações teatrais ocorreram durante  a pré história, no entanto somente na Grécia antiga elas adquiriram maior dimensão e alcance e passaram a ser aperfeiçoadas. Essa proporção que as manifestações teatrais adquiriram deve-se ao ditirambo, que por ser realizado pelos seguidores do Deus Dionísio, trouxe as primeiras formas dramáticas responsáveis por desenvolver a dramaturgia, isso permitiu que ela passasse a ser conhecida em  toda Grécia e conquistasse posteriormente o mundo.
A oficina de férias ministrada pelo magnífico mestre Moisés Chaves teve a duração de apenas duas semanas, que a julgar pelo aprendizado e crescimento da turma, parecia que estávamos juntos há meses. Fazia muito tempo que não me permitia fazer algo completamente diferente da minha rotina e relacionar-me com pessoas totalmente diferentes. O acolhimento  e a unidade da turma criaram o ambiente ideal  para o desenvolvimento do trabalho.
Atuar era um sonho de criança, assim como ser cantora ou modelo e o teatro uma paixão. Os  musicais, peças e filmes, especialmente os antigos sempre me fascinaram. Entretanto a timidez e outros fatores afastavam-me das artes, contudo o amor pelo teatro nunca pereceu e Deus me chamou para participar do ministério do teatro na igraja.
Em duas semanas mudei muito no que diz respeito as minhas impressões a cerca do que é o teatro, vi que ele é muito mais que decorar textos, reproduzi-los e transformar o palco em uma brincadeira de faz de conta. Na verdade , o teatro acontecimento, é auto conhecimento, é vida, é olhar para o cotidiano e conferir maior amplitude às situações rotineiras, é “olhar dilatado sobre a vida”.
Pude aprender que o teatro é expressão , é amor, é vida, é sentir, é emocionar com os textos, é viver o que diz. O teatro é mais que uma simples forma de arte, é viver o personagem, é ingressar na mente do personageme despir-se do preconceito e do “eu” para pensar no que vou passar e na verdade de cada personagem.
As artes cênicas são uma forma de diversão mas que nem por isso devem  deixar de ser levadas a sério. O teatro deve ser feito com amor e respeito ao que se faz. É fazer o melhor, é vencer e superar os limites que se acredita ter, é ultrapassar barreiras e derrubar adversidades. É rir,e rir-se, chorar e sentir, sofre e emocionar-se.
É necessário também que haja unidade, ligação e cumplicidade entre os atores para que possam transmitir movimentos e sentimentos verdadeiros à plateia. Todos os integrantes de um espetáculo devem estar conectados como se fossem um só corpo, e em unidade objetivar que som, expressão corporal, cenário, luzes, contra regras, maquiadores, diretores, produtores, figurinistas e atores trabalhem em harmonia. Que todos passem verdade e emocionem o público.
Teatro é fazer o personagem várias vezes e em cada vez ele adquirir uma face diferente, um significado diverso. É auto conhecimento, é ir além do que se acha conseguir, é surpreender-se. “ o teatro é a poesia que sai dos livros e se faz humana”(Lorca)


Nenhum comentário:

Postar um comentário