segunda-feira, 4 de outubro de 2010


O grupo harém não existe!

Como começar? Eu não faço mais parte do grupo Harém de teatro! Pronto falei! E só Deus sabe o quanto foi difícil chegar a esta decisão , mas em algum momento isso tinha que acontecer, como também é necessário antes . de qualquer coisa que eu agradeça e diga OBRIGADO, MUITO OBRIGADO! Pelo tempo em que fiquei e me dediquei ao grupo e tive a oportunidade de estar em alguns de seus melhores trabalhos e momentos, e o fiz acima de todas as coisas da minha vida.
Mas voltando ao título desse depoimento quando afirmo que o grupo harém de teatro não existe, digo isso por um ideal romântico da idéia que se tem de grupo em que a formação sólida dos componentes fortalecem e sedimentam o que convém se chamar de grupo. Se não reparem na história do grupo onde sempre houve uma composição flutuante de seu elenco,onde já pasaram vários nomes importantes, mas sempre guiados pela santíssima trindade, que ainda se mantém viva até hoje. Quando ouvimos falar que existem grupos de teatro espalhados pelo Brasil e pelo mundo, eles tem a mesma formação há décadas e isso os fortalece enquanto conjunto, no harém a história é diferente, e isso talvez seja seu grande diferencial e lhe garanta a sobrevivência, pois enquanto grupo formador de talento, cumpre religiosamnete o seu papel. E isso por só já é maravilhoso.

Me dediquei durante quase 25 ao grupo e ao trabalho em Teresina, e vou sempre guardar boas memórias, mas não vou negar o quanto é doloroso você romper com algo que você ama, e cuja relação vem se tornando insustentável devido a estremecimentos e divergências. Mas algo tinha e tem que ser feito, é por isso tomei a decisão mais séria, sóbria e serena da minha vida, me afastar de um grupo onde fui feliz durante o tempo em que fiquei e tenho certeza fiz amizades que vou levar pro resto de minha vida, não preciso nomeá-las pois sempre fui e serei sempre transparente nas minhas escolhas e posições. E é muito difícil quando você está no meio de um lugar onde tem muito ego e talento transbordando e verdadeiros insetos em volta da lâmpada, querendo ver o circo pegar fogo.
O grupo harém tem essa força, quando o diretor afirma que o harém é a globo do Piauí, ele não está brincando, pois o harém não é e nem está pra brincadeira.
Provavelmente muitos vão achar que este depoimento está recheado de magóas ou ressentimentos, mas juro do fundo do meu coração que levei algum tempo para tomar essa decisão e torná-la pública da forma mais sensata . Poderia fazê-la de uma forma mais oficial tipo :”comunico a todos o meu afastamento definitivo do grupo harém de teatro....’é verdade, assim como se não o fizesse dessa forma, não seria eu, que sempre tomei minhas decisões da forma mais racionalmente emocional possivel. Mas em nenhum momento me arrependo das decisões que tomei. È uma nova fase, e vou cumpri-la da forma mais sã que eu puder, afim de manter minha cabeça certa, minha espinha ereta e meu coração tranqüilo.
O harém foi um Rio que passou em minha vida, e eu agora vou cantar Copacabana olhando diretamente para ela. Maktub!
Moisés Chaves
Rio outubro de 2010

4 comentários:

  1. O bom da vida é que tudo acaba, e que com isso temos a possibilidade de começar, e começar sempre será uma grande lição na vida de todos. Senti de perto que vc está de fato num outro momento, e sinceramente pensei que vc já tivesse saído do harém. Vc está a caminho de outros vôos mais desafios te esperam... afinal o que seria viver sem crises, elas nos fortalecem, nos inspiram...sorte querido.

    ResponderExcluir
  2. ...Um dia qualquer alguém tem que partir,
    simples assim,a dor fica em mim;
    sem fim,até o fim.
    nem que seja assim.
    aprenda a ser feliz sem mim,
    ou apenas me eternize dentro de ti.

    ps-para ti somente.

    ResponderExcluir
  3. Esses são recomeços bem dolorosos! Percebemos que somos, mesmo distante, aquilo que deixamos. É dificil caminhar sem marcas, impregnadas em nós, imprimidas na alma durantes anos de convivio e ideais! Ah,mas o tempo nos tráz as melhores e coerentes respostas,só o tempo amigo é capaz!

    ResponderExcluir
  4. “A viagem não começa quando se percorrem as distâncias, mas quando se atravessam as nossas fronteiras interiores.”
    Li hj esta frase e re-encontrei teu blog ( eu o havia perdido dos meus favoritos!) e achei conveniente adicioná-la ao meu comentario. Tenho belíssimas recordações de suas atuações no Harém e vou levá-las sempre em minha memoria até qd o Ser Superior me permitir. Grande Abraço amigo!

    ResponderExcluir