terça-feira, 19 de outubro de 2010

"minha terra é um céu se há um céu sobre a terra!"





minha terra é um céu, se há céu sobre a terra!, Não adianta umbigo é foda!, embora por vezes me sentisse um estrangeiro em minha própria terra,tenho verdadeiramente paixão por Teresina e pelo Piauí, conheço e tive a sorte de percorrer muito de suas cidades, sua arquitetura, seus costumes e suas ofertas de gastronomia, de paisagens insólitas e belos lugares ainda escondidos. Mas de Teresina sei dela como poucos,cada esquina,cada encontro, cada ponte que leva a lugares marcantes: do centro à cacimba velha, à usina santana,à nazária, a altos , a zédifreitas, a união miguel alves e tantos outros lugares,e as cidades do maranhão que mesmo que sejam separada pelo rio parnaíba parecem irmãs de sangue, de um sol sanguineo.Lembro ainda do itararé, do mocambinho, do renascença,do porenquanto, da primavera, do monte castelo, da ilhotas, do macacal, do barrocão...e do socopo. Ah quantas vezes me deixei embriagar pelo seu cheiro, pela pureza de sua água,pelo doce sabor da cajuina,pelas idas ao teatro 4 de setembro,pelo fim de tarde no bar do gonçalo em plena pedro II. pelo barulho que havia no beco do prazer....Prazer que palavra mais sacrificada! Dai lembro de quantos sacrificios me propus, quantas pedras atirei e de quantas me atiraram, da convivencia com pessoas de todos os tipos aglomeradas naquela aldeia global em pleno sertão. Mesmo o calor não é tão sufocante quanto a dificil convivencia de egos, de despreparo, de um querer derrubar o outro, de chantagens e bajulações politicas e de uma falsa inclusão que só piora as coisas, de uma gente sem carater que não mede esforços pra conseguir sobreviver em nome da arte e da cultura,mas negociando a alma em troca de bens materias... mas graças a Deus existem os heróis da resistencia que se mantem de cabeça erguida, como se aristocratas da cultura fossem e perpetuam sua dignidade. Céu e inferno muma fração de segundos, numa luta para não enlouquecer e se manter são. De voar e não querer cair, de que não há vento e nem sopro pra te manter no ar, mas prá te derrubar há verdaderios tufões, como se a miséria fosse seu melhor quinhão. Quando começei a escrever, achava que tudo era por comemoração,mas percebo que por reflexão fui me deixando levar como se guiado fosse pra poder ter minha libertação. Artista quando não ruge, não arranha,mesmo que arranhe minha própria pele calejada, que ponha minha cara na janela,minha alma aflora,erguedo os braços em invocacação clamando aos deuses uma brisa levre, um pouco de chuva pra trazer alivio pro meu sertão.
Hoje é o dia do Piauí, mesmo sabendo que tem gente que não tá nem aí ! Eu! , -Eu me importo e me importo muito.

Um comentário:

  1. Possas Tu, conservando a pureza
    Do teu povo leal, progredir,
    Envolvendo na mesma grandeza
    O passado, o presente e o porvir.

    Embora essa seja a ultima parte do hino do Piauí é a que mais me emociona. Gosto de ler o que escreve e sinceramente preciso concordar com muita coisas q diz sobre nós. Mais nada como o tempo...Tempo, tempo tempo tempo....

    ResponderExcluir