quarta-feira, 16 de setembro de 2009

RABECA...UMA VIAJEM INESQUECÍVEL

"estava mais angustiado que um goleiro na hora do gol....", de final de copa do mundo, foi esta a sensação que tomou conta de mim dentro de um ônibus de uma empresa chamada shallom tur, que nos levou no final de semana passado(12/09) para participarmos, eu e meus colegas do grupo harém de teatro, de um festival de rabeca na cidade de Bom jesus do gurguéia, distante algumas centenas , que na verdade parecem milhões de km de distancia da capital , onde apresentamos o espetáculo RAIMUNDA PINTO, SIM SENHOR!, de Francisco Pereira da Silva e dirigida pelo mago e magro arimatam martins , que no próximo ano completa 18 anos em cartaz...voltando ao tema: a sensação de angustia dentro de um ônibus em uma estrada que mesmo de madrugada parece terrível pois voce não consegue dormir mesmo com um coquetel de rivotril, lexotan ou dormanid, ou qualquer tarja preta similar. As estradas do interior do Piauí parecem coisa de outro planeta, a sensação é de que o homem foi à lua , à marte, mas não vai a Bom Jesus....ou seria Mal Jesus....fico pensando nos politicamente correto ao ler ou ouvir alguém lendo que escrevi mal jesus... ora, danem-se! ninguém normal passa uma situação de perigo ou de caos e diz : que coisa linda!...puta merda que que eu to fazendo aqui... foi o mínimo que os baloezinhos da minha história puderam comportar. Há mais ou menos cinco anos atrás estive na cidade, e as estradas já eram péssimas, imagina então agora.... nada mudou... aliás mudou para pior!, ir a Bom jesus é como se voltasse à época das capitanias hereditárias , onde as terras pertecem ou à diocese, ou alguma família latifundiária que agora dividem espaço com gaúchos que invadem a última fronteira agrícola: os cerrados piauienses.
No momento tento decifrar meu próprio texto que escrevi nas paginas da minha agenda, - meu deus, parecem aqueles resultados de eletrocardiograma e não conseguem seguir e manter as linhas das paginas, coisas que fariam o caderno de caligrafia corar de tanta vergonha...será que ainda existem cadernos de caligrafia, ou tabuada, ou educação moral e cívica...
Consigo finalmente decifrar-me e me encontro falando da estrada , e penso no caminho , no meu caminho, na carreira que escolhi, de levar a arte aonde o povo está....depois de 12 horas desta aventura chegamos finalmente à Bom jesus, conduzidos por um motorista ríspido, e por uma guia que não sabia de nada, não sabia o hotel para onde levar todos os artistas, pois esqueci de dizer que além do grupo harém , sergio matos, roraima e os músicos que os acompanhavam tambem estavam nesta viajem insólita. Depois de mais de 40 minutos dentro da cidade dando voltas chegamos ao primeiro hotel, onde ficou apenas o Sérgio matos, -é , a coisa não poderia ser pior.... volta todo mundo para o onibus, chegamos ao segundo hotel, espera , espera e chamam todo o grupo harém, ficam dentro do onibus o roraima e seus musicos, descemos enfim ao hotel loucos por um banho, uma cama com lençóis limpos e algumas hora de sono afim de recuperarmos um pouco a energia e as forças para a apresentação da noite.... pensou que acabou? não! não havia banheiro limpo, não havia lençóis nas camas, o quarto abafado ,sujo.... deu vontade de gritar, de chorar e dizer.... manhêeeeeeeeeee....., depois de quase meia hora, de reclamações, de ver a incompetência instalada na organização do evento, tomei banho e deitei por 1 hora...., nos acordaram pois era hora do almoço, lá fomos nós e surpresa:o almoço demorou pra ser servido e a qualidade era duvidosa.... saímos do restaurante em busca de lugar e comida decente, caminhamos um pouco e encontramos um restaurante de uma família gaúcha onde fomos muito bem recebidos e tivemos uma refeição digna, que foi paga de nossos próprios bolsos, pois se voce ja trabalhou para o governo sabe que o pagamento de cache é feito muito depois do serviço prestado e não tem ajuda de custo , nem diária de alimentação. Voltamos ao hotel e desmaiamos na cama.
Acordamos no cair da tarde e fomos ao local da apresentação: o lugar é lindo, mas sem romantismos não havia camarim, não havia banheiro, havia um palco e uma luz que segundo um dos organizadores custou cerca de R$ 100.000,00(cem mil reais), não, eu não estou brincando, é isso mesmo : CEM MIL REAIS! Pasmem!
Tirando tudo isso a apresentação foi linda e emocionou o público presente que assistiram a peça sentados em tamburetes.... emocionante!
À noite o clima melhora, e tivemos oportunidade de assistir ao show do mineiro GERALDO, no palco nacional, é existe isso de palco nacional, o outro palco é dos ets, aqueles que fazem arte só por prazer, de qualquer jeito e devem ser tratados como animais, ou melhor até animais são mais bem tratados que os chamados artistas da terra, artistas da terra é o carralho... artista da terra é minhoca.... somos artistas do planeta terra. Ah, antes que eu me esqueça, no mesmo palco aconteceu o lindo show do Roraima, mesmo não tendo camarim pra ele, pois para o Zé Geraldo tinha....
Resolvemos voltar para Teresina antes do horário marcado e saímos de lá às 04:00h da manha, alguns embriagados para não sentir a dureza da viajem, mesmo assim fica o registro da boa vontade do deputado Fábio novo, que teve a iniciativa de realizar o festival, que já está na segunda edição e tem tudo para se manter entre os grandes eventos culturais do interior do Piauí, é só saber manter os acertos e corrigir os erros afim de evitar situações desagradáveis como as que narrei, e acima de qualquer outra coisa, as estradas precisam ser urgentemente construídas e bem construídas para que não se tenha que fazer reparo todas as vezes que chover , como algumas construtoras e empreiteiras fazem mal feito só para ter que refazer no próximo governo. Se não fizerem a estrada Bom Jesus não ira a lugar algum e ninguém irá a Bom Jesus, por melhor que a cidade seja.....Sem as estradas nem o bom Jesus Salva a cidade!