segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

uma mulher, um cachorro e uma corda.....




Sabe aquelas imagens que não saem da tua cabeça, e te pertubam por dias , por horas, por semanas?...Enfim uma impressão pode durar uma vida inteira. Passei o final de semana pensando na mulher que foi sensacionalmente salva na tragédia que assola o meu lindo estado do Rio, ela e os seus dois cachorros estavam no terraço do que outrora fora sua casa à espera do socorro que veio do prédio vizinho enquanto as aguas com uma força colossal derrubavam e destruiam tudo o que havia a sua frente!..
Durante o seu resgate fiquei preso aquela imagem e não desgrudava meus olhos da tela da tv, enquanto pensava em minha irmã agda, em vilmar meu cunhado e meus sobrinhos guilherme e bernardo, e em todos aqueles queridos que moram em Niterói naquela tragédia quando o bumba caiu! O tempo passa e a história se repete... o cenário é o mesmo e os personagens mudam, ou melhor parecem imutáveis!...
A imagem da mulher na tentativa deseperada de salvar o seu cachorro, agarrada a ele como quem se agarra a uma história e não quer perde-la de jeito nenhum...que tentativa vã. pois o cachorro se foi e levou um pouco de sua dona consigo!... a dona dele ficou viva embora uma parte dela tenha morrido com seu bicho de estimação!
Estamos fadados a perder e a deixar aqueles que amamos perdidos quando nos ausentamos, mas a história continua e o Rio segue seu curso, natural? A normalidade e a sensação de impotencia diante das tragédias estão aparentemente nos deixando mais frios.. não quero perder a capacidade de me emocionar e de comover, mas sobretudo quero nunca deixar de me indignar e colocar pra fora meu grito por mais cidadania e mais respeito pela vida humana , e saber quando me resignar quando a história for realmente sobrehumana!


Moisés Chaves
Praça do liceu Teresina tarde calorosa do dia 17 de janeiro

Um comentário:

  1. É lamentável né amigo, as cenas de Petrópolis fiz está poesia a cena torturou minha mente.

    Um abraço


    (Solano)

    Onde estará o meu cachorro
    Dei um salto para vida
    As águas desse o morro
    Minha casa demolida
    Onde está o meu cachorro
    Meu sorriso se escondeu
    Eu estou salva e viva
    Dos meus braço se perdeu
    Onde estará o meu cachorro

    ResponderExcluir