segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A vida por um fio....





Voce já parou pra pensar em algum minuto de sua vida, que a qualquer momento voce pode não estar mais aqui? Que por um segundo a vida pode te dá um susto repentino pra voce receber um sacode? Meu Deus! O que está acontecendo? O que pode acontecer comigo ou com as pessoas que voce ama, gosta ou admira? E com voce?
Períodos de turbulencia te levam a repensar, a ficar queito, a olhar as coisas de outro modo, de valorizar cada detalhe que parecia por vezes imperceptivel.Quando foi a ultima vez que voce agradeceu por estar vivo? Quando foi que voce fez as coisas que voce gosta de fazer? De estar com quem voce gosta? de dividir um momento que seja como uma partida de futebol do seu time favorito? Ou de degustar um prato da comida mais gostosa ouvindo a gargalhada da pessoa mais querida? De chorar com aquela cena de cinema ou se agarrar na poltrona tremendo de medo apesar de saber que aquilo tudo é mera fantasia? Ou caminhar pela praia e ver o por do sol tomando algo pra aplacar o calor? Ou deliciar-se com um bom vinho numa noite fria vendo as sombras se multiplicarem pelas labaredas do fogo na parede da casa, do quarto?

Não é fácil perceber que tudo pode ser tirado de voce num milésimo de segundo, e que as condições de saúde, de segurança, de educação que o teu país oferece não são lá essas coisas? É muito triste voce ver pessoas queridas que não tiveram dignidade no atendimento médico e que tiveram suas vidas ceifadas em corredores de hospitais que mais parecem visões do inferno, atendidas por médicos que não médicos num país que não pode ser chamado de pátria. Ao mesmo tempo se voce tiver um plano de saúde, a coisa parece outra, mas o lado humano parece o mesmo. pois só o que interessa é o dinheiro que eles arrecadam com os desmandos e negociatas espúrias de um jogo de interesses entre eles mesmos.

Vivemos sem saber o que pode nos acontecer em cada esquina desse enorme país. Não temos mais esperança de que essa realidade possa vir a mudar. Onde existe um porto seguro pra eu dizer que se alguma coisa me acontecer eu possa me agarrar a ele? Quem paga essa conta diaria da imcopentencia administrativa e de uma imunidade que franqueia o crime.... é como se dissessem descaradamente que é permitido roubar, matar, basta ter dinheiro que voce compra um lugar no céu de brigadeiro, parece um sonho, mas não é ....é um pesadelo que voce ve todos os dias , basta olhar pro lado, ou precisar de algo que te de certeza de que voce pode contar com aquilo, mas no fundo tem a incerteza. Está tudo por um fio....Um fio de esperança que está despedaçado, embora suas teias sejam gigantescas e os que deviam fortalecer a rede de segurança para amparar a tua queda, constroem paraquedas pra amenizarem seus próprios precipicios!

Voce tem medo?

Eu não tenho mais!

Um comentário:

  1. Não tenho medo dos caminhos, nem das curvas, mas cuidados.....

    belo texto moises.

    saudades.

    xero na alma.

    ResponderExcluir