quarta-feira, 25 de novembro de 2009

a primeira tv a gente não esquece......






há muitos anos atrás não tinhamos aparelho de tv em casa, e eu ainda infante me dirigia todas as tardes para a casa de uma vizinha, que era minha tia, para asssistir aos saudosos programas:" perdidos no espaço", "jeannie é um gênio", "sitio do pica-pau amarelo", "vila sésamo" e "a feitiçeira'. Fazia isso religiosamente depois que tomava banho, passava talco e vestia meu calção limpo e ia todo façeiro assistir televisão junto com meus primos, belas tardes que guardo como velhas alegrias, velhos tempos , belos dias que eu me lembro com saudades. Como já disse não tínhamos tv, e uma tarde depois do meu ritual higiênico para asssistir televisão , me dirigi correndo para a casa de minha tia e ela repentinamente bateu o portão na minha cara, talvez tenha sido o meu primeiro contato com a rejeição, só que essa cena foi observada pela minha mãe e por minha irmã mais velha, que é também minha madrinha , era ela quem tomava conta de nós, nos dava banho, cuidava de nossas lições de casa, da farda do colégio e era quem nos batia quando necessário. Eu , depois que o portão me foi batido parti em retirada para casa sem entender o porquê daquilo. Minha mãe que ia para o centro comercial ficou indignada e naquela mesma tarde comprou a nossa primeira televisão, acho que em 12 prestações.



Não sei por que hoje ao sair da minha casa para trabalhar me lembrei disso, e quis dividir com voces mais este pedaço de meu passado, não de forma triste ou traumatizada pois aprendi a superar problemas, e problemas bem pesados para qualquer ser humano e se fosse contar tudo daria enredo pra muita história, mas certas coisas ou a gente guarda calado, ou conta pro melhor amigo ou amiga ou ainda relata pro analista, mais isso já é papo pra outro post, quem sabe no próximo!. então como tava contando me lembrei da primeira televisão, da minha infancia, de como era gostoso brincar no quintal da casa da vovó belarmina, de jogar voley com meus primos e primas com um cordão amarrado no pé de almenda, de guerra- guerrô, de brincar de teatrinho na casa da jane, de merendar bolacha com kisuco de uva, morango ou laranja.


através da tv conheci o mundo e adorava geografia, história, música e me lembro ainda da minha professora glória, a primeira pessoa que eu admirei na vida por seu jeito meio duro de ser , mas de uma inteligencia e de uma sabedoria que me cativava e me deixava cada vez mais curioso nas aulas de portugues, pelas histórias que contava , pelos textos que líamos em sala de aula, pela maneira sempre correta de querer sempre o melhor para nós seus alunos.


algumas pessoas tem aversão à televisão,mas eu, eu adoro , adoro sabendo que também tem coisas ruins ou coisas que eu não gosto por vários motivos, mas também tem coisas que eu gosto , gosto sobretudo do trabalho dos atores e atrizes, lembro que me deliciava além de ver os meus desenhos e seriados, de observar regina duarte , laura cardoso, elizabeth savalla, tony ramos, glória meneses, chico couco, yoná magalhães, carlos alberto, heloisa mafalda, yara cortes, dina sfat, tarcisio meira, rennee de vielmond...... era sensacional ...depois passei a gostar de ver e ouvir os jornais e programas jornalísticos, do chacrinha, do video show...hoje quando naõ me diz nada eu desligo ou mudo de canal e vejo a tv cidade verde, sempre levando e levantando a boa imagem do piauí, com programas que marcam nosso dia a dia e resgatam nossa história.


é por tudo isso, que eu adoro televisão e me lembrei da história da nosssa primeira pois a primeira a gente nunca esquece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário