terça-feira, 21 de junho de 2016

Mocha canta RORÔ






Moisés Chaves, 35 anos de amor as artes.

Eu era apenas uma menina de 16 anos, mas que aos olhos dele era uma estrela, e ele não mediria forças pra mostrar a todos o que via em mim. Produziu shows, me levou a imprensa, aos amigos músicos da melhor qualidade, e me defendeu e defende com as garras de um superprotetor.  Há quem faça piada da nossa aliança, ache que é exagero, é loucura, paixão, e é mesmo um pouco de tudo isso. Lá se vão pra mais de 20 anos de dedicação e amizade. Em todos os meus grandes momentos ele estava ali, a postos, momentos de glória e de dor, profissional ou familiar, de graça e por amor, sempre com um sorriso no rosto, uma lagrima dramática, uma rosa na mão, uma pimenteira, uma Nossa  Senhora, um anel, amuletos e muito afeto pra me proteger e cuidar. E eu sou grata, pois ele acreditou em mim mesmo antes de qualquer reconhecimento.  E talvez isso me mantenha de pé até hoje.  Quando estou fraca, me lembro da voz dele:  “- Menina você é uma estrela. “  E volto a luta.
Mas quem faria isso? Quem é o Moisés? O que está por trás disso tudo? Eu lhes digo sem pestanejar: Um grande artista muito generoso. Só os grandes são capazes de reconhecer o talento alheio e se dedicar a ele sem medo.  Moisés Chaves é um cantor de voz forte, afinadíssimo, extremamente musical, de emoção a flor da pele, um ator entregue e passional  que vê poesia em tudo, e por todos os lados, apesar de qualquer dor e até por isso mesmo.  Parece até que vive em um mundo próprio feito de delírios poéticos.  
Moisés acorda cantando, acorda feliz, passa o café da Dona Maricota, reza, pega seu bom ônibus da Cacimba Velha e vem todos os dias doar um pouco do seu coração e do seu conhecimento.  Sim, ele sabe muitas coisas.  É dos artistas piauienses  uns dos mais engajados e defensores da cultura piauiense, me ensina sempre, sabe e ama seus poetas, músicos, fotógrafos, atores, artistas plásticos... E digo mais, Moisés é bom no que faz, Moisés é necessário para o Piauí, fundamental para os jovens dessa cidade, que prima tanto pela excelência, mas necessita muito de poesia, arte e fé nisso tudo. E  isso ele transborda.  Tai os alunos dele que não me deixam mentir.  Inúmeros jovens em quem ele deixou sua marca de amor e arte assim como em mim.
Mocha, como é chamado pelos amigos, não teme o ridículo, não foge da raia quando se trata de emoção. Se for pra chorar, ele chora, se for pra gritar ele grita, se for para fazer escândalo ele faz, e é isso que eu vejo de maravilhoso nesse artista único, sua entrega, sua intensidade. E agora com seus 35 anos de carreira comemora em grande estilo cantando sua cantora e autora alma gêmea, ela que fez músicas e viveu na própria pele a dor de ser intensa,  de ser louca e artista ao pé da letra,  a diva Ângela Ro Ro. Parceria perfeita de voz e canções. Que dupla boa! Não tenho dúvidas que será um momento inesquecível, para comemorar uma carreira memorável e fundamental, uma artista lindo,  uma pessoa de coração avantajado que só o tempo e a história nos darão clareza da sua importância.  Moisés, o verdadeiro escândalo é você!
Com amor, admiração e toda gratidão do mundo.
Patricia Mellodi

Um comentário:

  1. parabéns aos artistas da música, do canto, da vida em palcos, que se bem representam e a nosotros também

    ResponderExcluir