quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

o teatro parte III


mais post do material produzido pelos alunos do curso de teatro nas férias realizado na Casa da Cultura de Teresina, agora posto o texto do Péricles Avelino , biólogo e professor....


TEATRO:AUTODESCOBERTA por Péricles Avelino Freitas Filho




Em termos técnicos , teatro vem do grego” O&aTpoV”(tréatron) que significa “ um  lugar as vistas”. È uma das mais belas artes em que um ator ou um conjunto de atores interpreta uma história  ou atividades  ao público. Deixando de lado o conceito  tecnocrata, o “ver” do teatro não é apenas direcionar a visão ao local em evidencia: “mas sim , ter uma experiência intensa, envolvente, meditativa, inquiridora, a fim de descobrir o significado mais profundo, uma cuidadosa e deliberada visão visão que interpreta seu objeto”(theologocal  dictionary  of  the new testament, vol 5).
As origens do teatro perdem-se no tempo e saõ difíceis de serem provadas. , o fato se dar pelo teatro se dar como uma vela acesa em meio às trevas, seu brilho prá encantar durante sua candeia e após o total consumo de seu combustível , nsada mais restará, a não ser a lembrança do brilho. Uma teoria aponta que as primeiras manifestações teatrais começaram  por volta de 80.000 AC., nessa época , o homem primitivo realizava rituais, os estudiosos acreditam que tais rituais eram compostos por imitações e representaçõesdos anseios humanos. Se a necessidade era a caçá para obtenção de carne, uma cena de caça era dramatizada, saciando em parte a necessidade psicológica da fome. Tal prática observamos hoje em  dia  aos olhos  de nossos infantes , onde em sua brincadeiras pueris, nos mostram  a mais espontânea  das cenas de dramaturgia.
Na Grecia antiga, os heelnos perceberam e sentiram o belo.  Daí surgiu uma necessidade organizacional  para definir  o que vem a ser teatro.  Nesse palco histórico, Ésquilo, o Ateniense, criou a tragédia, ele aumentou de personagens e com isso a densidade da trama, levando o teatro a um nível mais complexo.
Do outro lado do mundo, a china despontava em seu vasto e desunido império. Relatos históricos apontam que, enquanto o ocidente preocupava-se com o teatro de falas  e expressão corporal, a China e o Japão mostravam a arte teatral  ligada inexorávelmente  à musica  e a coreografia.
Por iguais veredas, segue o teatro árabe. Com a peculiaridade de grande importância dada a musica e dança sobre a atuação. Ao norte do mundo a Europa era povoada por eslavos, onde o fio do machado e a cerveja forte deixaram um árdua labor refletindo em uma dramaturgia repleta de heróis em sua épica demanda, hoje refletido no peculiar teatro épico romano.
No Brasil, o teatro foi imposto inicialmente por nossos colonos. Como principal missão era a catequese, destacam-se padres e líderes católicos como grandes dramaturgos, porem com a miscigenação visível  e inexorável, o Brasil foi agraciado com uma sólida dramaturgia de variedades. A ditadura militar tentou sufocar a produção teatral, mas nunca ofuscou a criatividade, que , qual um cachorro que passoumuito tempo atado a correntes, celebrou com uma rápida e diversa alegria criativa.
Ao fim de toda história, nos resta assitir a vida sendo explicada no palco pla  alma de um ator, pois o teatro é um valioso atalho na jornada humana pelo caminho do autoconhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário