quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

O TEATRO PARTE IV


 A ARTE QUE CONTAGIA  por Luilna Oliveira



O que falar de algo tão mágico, tão especial? As palavras até nos faltam quando este algo é o teatro, a arte que nos apaixona, nos contagia, nos acende.
Há muitos anos atrás, talvez sem nenhuma ou com todas as prentensões surgiu o teatro que em seu significado etimológico quer dizer  ver, olhar, contemplar.  E é este impacto que temos primeiramente, o de contemplar a beleza desta arte. Ela nos faz modificar modos de vida, interesses pessoais, talvez, sem pretensões...
Com o passar dos tempos, despretenciosamente, a arte do teatro começou a ter papel importantíssimo na vida de quem por ele se encanta. Não é difícil entendermos porque o teatro é tão impactante para nós, pois  com ele  muitas vezes através dos atores em cena  vemos  n ossas vidas, nosso dia a dia ou o que queremos viver e assim ao trazermos estas experiências para o nosso cotidiano , modificamos-o e somos por ele modificados.
No teatro temos a certeza e sentimos a leveza que a arte pode oferecer para quem com ela se delicia, para quem nela se joga totalmente  e é subitamente tomado por uma paixão que não cessa e que nos leva a querer mais, a nos entregar mais,  a fazermos melhor a cada ensaio e/ou a cada apresentação. A  leveza é sentida quando a cadencia de falas e de corpos se interagem tornando algo perfeito e único. Não dá para explicar com toda a gama de letras e  das palavras o que o teatro faz conosco pois como dito anteriormente: é algo mágico!
Muitas vezes ainda nos deparamos com um certo descaso que ainda é visível para com a dramaturgia, especialmente com o teatro, pois este apesar de sua importância e de ser impactante e de interagir diretamente com o público, passando-lhes emoção e energia  a cada ato, ainda é visto com menosprezo por alguns e continua em muitos casos inacessível para alguns e é totalmente desprezado por outros.
Precisamos mudar este quadro, revolucionarmos e fazermos teatro por onde passarmos e demonstrarmos o amor pelo teatro e fazermos brotar mesmo naqueles que passam ao largo, eles terem vontade de se embriagar no vinho da dramaturgia teatral.
Cada olhar, cada gesto, cada ação de um ator nos fala muito e tem tamanho impacto que chega a  ser imensurável o poder que exerce sobre nós, e este sentimento é apenas uma pequena parte da beleza que o teatro pode nos oferecer. Este contemplar milimétrico sobre cada cena, cenário, figurino, iluminação, trilha sonora e a delicadeza dos movimentos por mínimos que eles sejam, eles nos levam a certeza que esta arte é algo divino e contagiante.

Aluna: Luilna Virginia Alves Oliveira em 26/01/13 

Mocha
Rio 31 de janeiro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário